Serviços
A pediatria é a especialidade médica que se dedica à assistência à criança e ao adolescente. Essa assistência pode ser tanto no aspecto preventivo, quanto no curativo.
Pré-natal pediátrico
Essa consulta pediátrica pré-natal deve ser realizada em torno de 32 semanas de idade gestacional, e, idealmente, deve ser realizada com o papai e a mamãe, para sanar todas as dúvidas e ambos estarem cientes dos procedimentos no dia do parto.
A consulta pediátrica no pré-natal estabelece a formação de um vínculo com o pediatra antes do nascimento da criança.
São vários os objetos desta consulta, para o pediatra e para a família, que podem ser referidos:
-
Estabelecer e fortalecer um vínculo entre o pediatra e os pais antes do nascimento da criança.
​
-
Preparar os pais para o cuidado do desenvolvimento físico e psicológico do bebê que está chegando. Obter informações básicas de grande importância no pré-natal. Discutir os anseios, preocupações e necessidades em relação à criança. Verificar dados sobre a saúde dos pais, hábitos de vida e situações de risco.
​
-
Esclarecer sobre os tipos de parto e sobre alojamento conjunto. Orientar para os cuidados com os seios e as vantagens do aleitamento materno. Explicar sobre a higiene do bebê e falar das medidas de segurança em casa e no transporte da criança.
​
-
Discutir sobre os fatores emocionais que possam interferir na estabilidade emocional dos pais, como: emprego, moradia, efeito da chegada da criança na família e o relacionamento com os irmãos.
​
-
Acompanhar a gestação e o parto fazendo o papel do “cuidador” e orientando para os cuidados com a mãe e o recém-nascido, ajudando a diminuir o estresse familiar da expectativa da chegada do bebê.
​
-
Iniciar a discussão sobre o aleitamento materno, as vantagens, as técnicas e as dúvidas, estimulando a família a falar o que pensa sobre a amamentação; quais são os seus anseios, medos e dificuldades.
​
-
Identificar se a gravidez é de risco e agir da melhor forma de acordo com cada situação.
​
-
Apoiar e ajudar os futuros pais no processo de cuidar do bebê e incentivar a iniciação deste trabalho de uma forma prazerosa.
​
-
Orientar e disponibilizar seu tempo para esclarecer as dúvidas antes e depois do nascimento, abrindo um canal de comunicação e estabelecendo um vínculo afetivo, com profissionalismo, entre os pais e o pediatra do bebê.
Acompanhamento de sala de parto
O acompanhamento pediátrico na sala de parto tem como missão principal de fazer com que o bebê passe pelo delicado momento de transição entre a vida intrauterina e a vida extrauterina com o melhor resultado possível, realizando o primeiro exame físico em seu bebê logo nos primeiros minutos após o seu nascimento, caso haja alguma dificuldade nessa transição, o neonatologista deve estar preparado para identificar o problema e realizar medidas de reanimação neonatal em tempo oportuno.
​
Os primeiros 60 segundos de vida do bebê são fundamentais, pois são nesses primeiros segundos que o organismo do bebê se adapta para funcionar bem sem a placenta.
Tamanha é a importância desse acompanhamento que desde 1993, o Ministério da Saúde determinou a obrigatoriedade da presença do pediatra em sala de parto.
Consultas pediátricas de crianças e adolescentes
Manter o acompanhamento pediátrico dos primeiros dias de vida até os 18 anos é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes.
​
Consulta pediátrica em crianças:
Desde os primeiros dias de vida o pediatra já se faz presente e prestativo para cuidar da saúde da criança e orientar os pais sobre os primeiros cuidados com o recém-nascido.
Os primeiros exames, as vacinas, todos os cuidados com a saúde são tomados por esse profissional que fica responsável por orientar a família para que o crescimento da criança seja completo e totalmente saudável.
Ele acompanha a curva de crescimento da criança, analisando se ela está dentro do peso e da altura ideal e se existe alguma alteração em sua saúde como diabetes tipo 1.
Todos os check-ups necessários são feitos periodicamente pelo pediatra que também é o primeiro a receber uma ligação quando a criança manifesta dores de ouvido ou qualquer virose que possa fazer com que os pais precisem de atendimento emergencial.
Portanto, seu papel é também de orientador dos passos da família com relação aos cuidados de saúde de seu filho.
​
Consultas pediátricas em adolescentes
Após os 8 anos de idade já pode-se ter sinais que indiquem o início da puberdade e nesse período as mudanças também precisam ser acompanhadas pelo pediatra.
São nas consultas com o especialista que já possui a confiança da criança que será possível diagnosticar alguma possível alteração hormonal ou outro problema que talvez requeira a intervenção de outros especialistas.
O pediatra é antes de tudo um profissional de saúde capaz de identificar problemas de saúde física ou emocional que possam estar afetando o bem-estar da criança ou do adolescente.
E por ser um especialista que está a tantos anos acompanhando seu filho, esse acompanhamento deve ser mantido enquanto o adolescente está se desenvolvendo.
Em média o acompanhamento pediátrico é feito até os 16 anos de idade, etapa da vida em que o adolescente já está se acostumando a ter a interferência de outros médicos em sua saúde.
As meninas já devem ter tido sua primeira consulta com o ginecologista e sua primeira menstruação, assim como os meninos precisam ter passado pelos cuidados de um urologista.
​
Por ser uma fase nova e repleta de mudanças e descobertas, é natural que o adolescente precise contar com uma referência e ninguém melhor que o seu pediatra que o acompanha a anos.
Portanto, o médico pediatra é fundamental nessa fase, contribuindo para diagnósticos mais apurados e integrais, uma vez que é um profundo conhecedor da saúde daquele paciente.
​
Teleconsultas
O atendimento presencial é muito importante para o atendimento médico, é ele que vai proporcionar um cuidado integral e humanizado conhecendo a dinâmica familiar e a criança. Mas existem diversas situações que podem ser resolvidas por meio da Teleconsulta.
Os pais podem procurar orientações sobre vacinas e alimentação, esclarecimento de dúvidas específicas, tratamento de alergias de pele, ou de sintomas de resfriado e diarreia, por exemplo.
Sem contar na agilidade e praticidade que o atendimento a distância proporciona em situações de emergência, ou a segurança para os pacientes que moram em regiões distantes do consultório.
Cursos e Palestras
Através dos cursos e palestras que ministro foco sempre nas orientações e importância dos cuidados com a saúde infantil.
Várias são as abordagens dos meus cursos e palestras, entre elas:
- Doenças da infância e adolescência – alergias, hipertensão em crianças e jovens, obesidade, etc;
- Imunidade;
- Vacinas;
- Puberdade;
- Uso de medicamentos;
- Atividades físicas;
- Sono;
- Alimentação e higiene, entre outros assuntos.
​
Os objetivos são: prevenção, diagnóstico precoce e humanização do tratamento pediátrico.