top of page
unicomcomunicacaod

Saiba mais sobre o Clampeamento do Cordão Umbilical!


Como todos os papais já sabem, após o nascimento do bebê, o Cordão Umbilical é clampeado e cortado. Mas, recentemente a Sociedade Brasileira de Pediatria, junto de outros órgãos, emitiram novas diretrizes sobre os procedimentos com o Cordão Umbilical. Resumi algumas recomendações, confira:


⚠️ Para o prematuro < 34 semanas

➖Após a extração completa, se o RN <34 semanas começou a respirar ou chorar e se está ativo, indica-se aguardar 30 segundos ou mais, antes de clampear o cordão umbilical.

➖No RN <34 semanas que não respira ou se apresenta hipotônico ao nascer, não existem evidências do benefício do clampeamento tardio do cordão nem da ordenha. Sugere-se, antes do clampeamento imediato do cordão, fazer o estímulo tátil no dorso, de modo delicado e no máximo duas vezes, e a seguir levar o RN à mesa de reanimação.


⚠️ Para o RN ≥ 34 semanas

➖No RN saudável e com boa vitalidade ao nascer, clampear o cordão no mínimo 60 segundos após a extração do concepto do útero materno. O clampeamento tardio, quando comparado ao imediato, é benéfico quanto à concentração de Hemoglobina nas primeiras 24 horas de vida e à concentração de Ferritina até 3-6 meses, embora possa elevar a frequência de policitemia.


➖Em RN que não começa a respirar logo após o nascimento, o clampeamento tardio do cordão retarda o início da ventilação com pressão positiva. Não exis- tem evidências do benefício do clampeamento tardio nessa situação.


Esse procedimento é rápido, simples e traz grandes benefícios para a mamãe e o bebê!🤱🏼


Fonte: SBP - Sociedade Brasileira de Pediatria


Comments


Blog

bottom of page