top of page
unicomcomunicacaod

Desenvolvimento do adolescente e a pediatria



A adolescência é um período que compreende, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), dos 10 até os 20 anos incompletos. O ciclo é marcado por grandes transformações físicas, com o crescimento e o início da puberdade, além das mudanças psicológicas e comportamentais, afinal, a percepção de mundo e de individualidade mudam completamente.


Nesta fase, contar com o apoio e a orientação de um especialista, é importantíssimo para o bom desenvolvimento do adolescente e para a manutenção da relação familiar. Isso porque, muitas vezes, os adolescentes não ficam confortáveis em questionar os pais sobre as mudanças no corpo e sobre a sua sexualidade. Da mesma forma, os próprios pais podem não entender como lidar com a explosão de hormônios e com os questionamentos que precisam sanar. Assim, procurar um pediatra especialista em hebiatria (especialidade médica dedicada aos cuidados dos adolescentes) pode ser um facilitador.


Entre os benefícios que a consulta com um especialista pode trazer, podemos citar:


● Resposta a questionamento sobre as mudanças corporais e comportamentais do adolescente;

● Orientação sobre a necessidade de hábitos alimentares saudáveis e da prática de exercícios físicos;

● Avaliações sobre a saúde física do adolescente, como medição da pressão arterial, peso, altura, índice de massa corporal (IMC), etc.;

● Exames neurológicos e mentais;

● Orientações para os pais sobre as mudanças que estão ocorrendo com o filho (a).


Sigilo entre médico e paciente


Cada adolescente possui suas particularidades, dessa forma, o que pode ser um assunto fácil para um, pode ser mais difícil para outro. Pensando nessa confiança necessária no tratamento com esses indivíduos, é importante que tanto os pais quanto os pacientes entendam que as consultas são sigilosas. Ou seja, segredos e questionamentos íntimos revelados aos médicos não serão reportados aos responsáveis legais, deixando-os mais à vontade para se abrirem com os especialistas. Contudo, nos casos em que há risco à saúde ou à integridade física do paciente ou de terceiros, esse sigilo é quebrado e os responsáveis são informados.


Deseja falar com um especialista e sanar todas as suas dúvidas sobre essa fase complexa da vida? Então, entre em contato!



Fontes:

Commenti


Blog

bottom of page